Marcadores

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Casal unido, se reeduca unido!


Hoje eu não vim aqui pra passar receitas de ''panela''. Vim trazer receita de amor, companheirismo e união.
Estamos juntos a 3 anos e 3 meses. No início do namoro, fomos ''nos estimulando'' a comer e comer e comer e acabamos saindo do controle. Eu com a minha paixão de cozinhar e comer, e ele com sua paixão por provar e aprovar tudo o que eu fazia. Resultado? Engordamos 45 kg juntos! Ele 20 kg, e eu 25 kg. A partir do momento que eu decidi me reeducar, coloquei na minha cabeça que faria isso com ele também. Não só pela perda de peso, mas por nossa saúde. No começo ele reclamou, disse que as comidas seriam ruins e eu propus um desafio. Disse que faria um almoço pra mim diferente do dele, quando ele provasse do meu poderia escolher o que queria comer. Fiz risoto ao sugo com frango e manjericão pra mim, e nem lembro o que fiz pra ele. Só lembro que meu risoto foi aprovadíssimo e a comida dele foi pra geladeira! E a partir desse dia, nós nos comprometemos a um ajudar o outro e esse está sendo o resultado. Dos 45 kg que nós adquirimos, já eliminamos 33 kg (Ele 15 kg, e eu 18 kg). Eu sai da obesidade e estou no sobre peso AINDA, e ele está quase no ideal. Até porque ele é alto e precisa pesar mais do que eu. Enfim, eu preciso chegar aos 55 kg e estou muito disposta a isso e sei que continuarei a ter todo apoio e união dele. Até porque, por mais que ele já esteja quase em seu peso ideal, ele continua numa alimentação saudável e equilibrada, isso me enche de orgulho! Hoje nós comemos de tudo, mas tudo o que ''presta''. Aprendemos a selecionar o bom e a pensar melhor antes de comer sem limites. Já existiram vezes dele comer uma travessa grande de torta salgada assistindo tv. E hoje? come torta salgada saudável e o suficiente e na hora certa. Eu também controlei muito meus excessos e estou feliz com isso.

E a receita é a seguinte: traga quem você ama pra sua nova vida, se a pessoa se negar, insista. Mostre os dois lados da balança e espere uma decisão. Costumo dizer que o amor é o tempero da comida, e também para a vida. E é bem mais prazeroso ''mudar de vida'' com alguém do seu lado que não te deixe fraquejar, e até te impulsione elogiando seus pratos e suas mudanças.

Leve ao forno pré-aquecido à 180º e espere as gordurinhas derreterem. Bom apetite ;)

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Munguzá funcional com biomassa de banana verde.


Eu sou apaixonada por munguzá. Mas agora, com o estilo de alimentação que eu adquiri, não dava pra incluir no cardápio um cheio de calorias e leite condensado. Como na minha geladeira não falta biomassa de banana verde ( receita AQUI ), resolvi fazer um creme pra substituir o leite condensado e deixar o prato leve e gostoso. Vamos lá...

Ingredientes:
- 1/2 pacote de milho para munguzá
- 200 ml de leite de coco light
- 200 g de biomassa de banana verde
- Água mineral
- Canela em pau e cravo da índia à gosto
- Adoçante de stevia ou açúcar mascavo à gosto
- Sal

Coloque o milho para hidratar na água de um dia para o outro (como manda na embalagem). No dia seguinte, coloque na panela de pressão com água suficiente para cozinhá-lo e deixe pegar pressão por uns 20 minutos. 

Enquanto ele cozinha, faz o creme:
Junta o leite de coco, a biomassa e o adoçante/açúcar e liquidifique. Depois leve a panela e mecha sem parar, até chegar no ponto de um ''brigadeiro'' (como na primeira foto). 

Desligue o fogo da panela de pressão e coloque-a embaixo de água corrente, levantando o seu ''bico'' para facilitar a saída da pressão. Destampe-a e volte ao fogo. Misture o creme delicadamente e coloque pra ferver (sem pressão) com a canela e o cravo da índia. Prove o sabor e dose o seu açúcar. Sirva quente sozinho ou com canela em pó por cima.

Todo mundo aqui em casa aprovou ;)
 Façam e me contem o resultado. Até a próxima :*


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Biomassa de banana verde

Uma coisa que não falta mais no meu freezer é essa belezinha! 

Vamos à receita:
- Bananas verdes (de preferência orgânicas).
- Panela de pressão
- Água

Coloque água para ferver na panela de pressão (suficiente para cobrir as bananas). Enquanto ferve, corte as bananas no cabinho deixando bem fechadas para que não abram durante o cozimento. Lave-as bem com esponja e sabão neutro e remova todo o sabão em água corrente. Quando a água ferver, coloque as bananas e feche a panela. Espere a panela pegar pressão, conte 8 minutos e desligue-a. Deixe a pressão sair por si só sem que você leve para baixo da torneira para acelerar o processo. Após a pressão saída, retire as bananas com cuidado, descasque-as e bata no processador ou no liquidificador. Se for no liquidificador, vá colocando água mineral aos poucos até que ela atinja consistência que permita sem batida com facilidade. Congele o que você não for usar na hora ou nos próximos 3 dias. Eu coloco em potinhos descartáveis, mas você pode fazer ''cubos'' na forma de gelo.
Validade: 4 dias na geladeira e de 4-6 meses no freezer.

Para descongelar leve ao fogo numa panela com um pouco de água.

Ela vai ser utilizada em muitas receitas daqui pra frente por ser muito útil e nutritiva. E também, porque ela substitui facilmente o creme de leite e o leite condensado.

Benefícios? Adicionar uma colher de sopa de biomassa nas preparações aumenta o valor nutricional das mesmas sem afetar significativamente o valor calórico (15 kcal). Quando incluída na dieta, ela equilibra a flora intestinal (estimulando o crescimento de bactérias como os lactobacilos), controla os níveis de glicose e prolonga a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento.