Marcadores

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Biomassa de banana verde

Uma coisa que não falta mais no meu freezer é essa belezinha! 

Vamos à receita:
- Bananas verdes (de preferência orgânicas).
- Panela de pressão
- Água

Coloque água para ferver na panela de pressão (suficiente para cobrir as bananas). Enquanto ferve, corte as bananas no cabinho deixando bem fechadas para que não abram durante o cozimento. Lave-as bem com esponja e sabão neutro e remova todo o sabão em água corrente. Quando a água ferver, coloque as bananas e feche a panela. Espere a panela pegar pressão, conte 8 minutos e desligue-a. Deixe a pressão sair por si só sem que você leve para baixo da torneira para acelerar o processo. Após a pressão saída, retire as bananas com cuidado, descasque-as e bata no processador ou no liquidificador. Se for no liquidificador, vá colocando água mineral aos poucos até que ela atinja consistência que permita sem batida com facilidade. Congele o que você não for usar na hora ou nos próximos 3 dias. Eu coloco em potinhos descartáveis, mas você pode fazer ''cubos'' na forma de gelo.
Validade: 4 dias na geladeira e de 4-6 meses no freezer.

Para descongelar leve ao fogo numa panela com um pouco de água.

Ela vai ser utilizada em muitas receitas daqui pra frente por ser muito útil e nutritiva. E também, porque ela substitui facilmente o creme de leite e o leite condensado.

Benefícios? Adicionar uma colher de sopa de biomassa nas preparações aumenta o valor nutricional das mesmas sem afetar significativamente o valor calórico (15 kcal). Quando incluída na dieta, ela equilibra a flora intestinal (estimulando o crescimento de bactérias como os lactobacilos), controla os níveis de glicose e prolonga a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento.