Bom, muitos já conhecem o purê de batatas inglesas. Mas, essa mocinha é vilã de dietas. Ela contém alto índice glicêmico e grande quantidade de carboidrato. Logo, ela não existe mais no meu cardápio. A doce é mais indicada. Depois farei um post específico para ''batatas''. Vamos à receita...
*
-Grão de bico
-Cebola ralada
-Leite desnatado líquido
-Sal e temperos à gosto
Deixe o grão de bico de molho na água até ele dobrar de tamanho (de um dia para o outro é um bom tempo, se não estiver com paciência, como eu, deixe na água fervente por mais ou menos 1 hora). Depois cozinhe-o na panela de pressão por uns 30 minutinhos (como se faz com o feijão, já coloque sal a gosto. Mas cuidado para não exagerar, você poderá dosá-lo no preparo do purê). Após ele estar cozido, triture-o (no mixer/liquidificador/garfo/processador, no que você achar melhor). Coloque numa panela com a cebola ralada, temperinhos (usei noz moscada) e o leite desnatado. Leve ao fogo médio e mecha sem parar até ele soltar da panela e der o ponto de purê, ou se preferir mais ralinho coloca mais leite. Sirva e delicie-se.
*A quantidade de ingredientes vai depender do seu gosto, como no purê tradicional. Vai no ''olhômetro''.
VAMOS ÀS INFORMAÇÕES!
PORQUE DEVO CONSUMIR GRÃO DE BICO?
- Fonte de ferro de boa disponibilidade, magnésio, carboidratos, fibra, proteínas e o aminoácido triptofano em excelentes quantidades. Este último nutriente é precursor da serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar.
É um alimento de baixo índice glicêmico, evitando picos de glicose plasmática, o que confere saciedade e facilita o controle do peso.
- Esta leguminosa aromatizada é uma magnífica fonte de proteínas que, quando combinadas com cereais integrais, como o macarrão de trigo integral ou o arroz integral, fornece compostos orgânicos elevadíssimos, comparáveis aos dos alimentos à base de carne ou de leite, contudo sem calorias elevadas ou com gorduras saturadas nesses alimentos.
Ao obter as suas proteínas através do grão-de-bico, a pessoa começa também a estabilizar o açúcar no sangue e a colher os benefícios inerentes, bem como a melhorar a saúde do coração por via da fibra solúvel prestada por essa leguminosa tão versátil.